SETOR AUTOMÓVEL PORTUGUÊS

Crescimento de 13.1% no 1º trimestre de 2024

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o mercado automóvel português registou, no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 13.1% face ao mesmo período do ano anterior.

Com 68 520 novos veículos em circulação, sendo 16% dos veículos ligeiros de passageiros elétricos, o setor automóvel tem contrariado a tendência de decréscimo pós-pandemia, sendo fonte económica e de I&D. 

Quais os principais desafios enfrentados por este setor? 

Nos últimos anos, o setor automóvel registou mudanças no comportamento do comprador que originaram uma reformulação da resposta às necessidades do mercado. Face à constante evolução e transformação do setor, é imprescindível uma abordagem estratégica e inovadora, que tenha por base a sustentabilidade, o progresso tecnológico, a adaptação às preferências dos consumidores e a conformidade regulatória

Neste sentido, a capacidade das empresas em integrarem práticas de sustentabilidade ambiental e inovações tecnológicas e digitais, adaptando-se às mudanças do mercado e às exigências dos clientes, será fundamental para garantir o sucesso e a eficiência das organizações. 

Quais as principais tendências do setor automóvel? 


Num período marcado por transformações profundas, existe um crescente investimento tecnológico em veículos elétricos e híbridos, inteligência artificial (IA) nos processos e uma maior procura por soluções de condução autónoma (self-driving) e mobilidade partilhada (partilha de automóveis e aluguer). A digitalização desempenha um papel crucial na jornada de compra do cliente, com padrões e comportamentos a serem alterados em prol de novas necessidades e expectativas ao nível da eficiência. Paralelamente, a captação de profissionais qualificados e a requalificação de talentos vem dar resposta a um mercado competitivo e em constante evolução. 

Quais as formações que mais impactam positivamente para o crescimento e sustentabilidade do setor? 

No panorama atual, marcado por uma forte necessidade de adaptação, as competências interpessoais refletem-se diretamente na eficiência operacional, inovação e competitividade das empresas. 


Colaboradores com competências interpessoais fortes ao nível da comunicação, liderança e resolução de problemas são cruciais para o teamwork, a adaptação eficaz a novos processos e redução de erros. Por outro lado, a partilha de valores e da cultura organizacional por parte dos colaboradores promove um maior alinhamento com os objetivos da empresa, aumento da produtividade e possibilita uma maior abertura a inovações e novos cenários de adaptação. 


Neste sentido, o investimento no desenvolvimento contínuo das soft skills traduz-se num aumento da produtividade e qualidade e no fortalecimento da capacidade de resposta às mudanças e necessidades do mercado, garantindo a sustentabilidade e viabilidade da empresa. 

Conheça as soluções para a sua empresa!

Comportamental e Comunicação
Direção, Liderança e Coaching
Tecnologias da Informação e Comunicação
Engenharia da Qualidade e Eficiência


Entre em contacto connosco.

Desde 1993 que o Grupo Oporto Forte tem sido um pilar na transformação de competências.


Com mais de 30.000 profissionais capacitados e 250.000h de formação, contribuimos decisivamente para a evolução das carreiras dos colaboradores e das organizações a que pertencem.

Os seus dados estão protegidos connosco.

Rua Francisco Carqueja, 179 - 2ºD 4350-185 Porto